Habilitando Profissionais para Trabalhar em Segurança
Blog

Categorias
Nossos Cursos

O que é CIPA e qual sua importância para a empresa

15 / Out - - Categoria: NR 05 CIPA


CIPA online

Um ambiente de trabalho seguro depende de vários fatores, programas de prevenção, treinamentos, orientações, além de uma Comissão que seja responsável por acompanhar a evolução do índice de acidentes na empresa, buscando sempre novas formas de prevenção.

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma comissão formada por funcionários e representante da empresa que caminham lado a lado com o objetivo de minimizar o número de acidentes, como também prever situações de risco. Mais importante que diminuir os acidentes é criar uma cultura organizacional de segurança a qual os funcionários sintam que fazem parte.

A NR 5 regulamenta a CIPA, sendo que a empresa convoca todos os funcionários para a eleger seus representantes. Já os representantes do empregador é eleito pela própria empresa.

O trabalho realizado pela CIPA é voluntário, dessa forma o funcionário eleito irá dividir seu tempo entre as atividades para o qual foi contratado e também as atividades da comissão de maneira que ambas sigam em harmonia.

Os membros da CIPA deverão participar de reuniões periódicas e discutir formas de otimizar processos garantindo a segurança e integridade física dos trabalhadores. É necessário que todas as medidas discutidas durante as reuniões sejam transmitidas aos colaboradores, de maneira que os procedimentos sejam praticados por todos.

No dia a dia a CIPA deverá observar os setores e analisar as condições de risco, solicitando medidas para reduzir, neutralizar e até eliminar todos os riscos encontrados.

Cada integrante da CIPA tem direito de permanecer no cargo durante 1 ano, podendo ser reeleito, conforme determinado pela NR 5. Toda empresa que possua mais de 20 funcionários deverá constituir uma CIPA, caso não se enquadre nessas condições poderá determinar um único funcionário para realizar as ações que cabem à CIPA.

O número de membros de cada Comissão é definido conforme orientações apresentadas pela NR 5, além da quantidade de funcionários de cada empresa e o CNAE da empresa.

É importante lembrar que funcionários que estejam em período de experiência poderão se candidatar, porém a estabilidade só valerá após os 90 dias. Estagiários no entanto não podem se candidatar pois não são considerados funcionários.

A CIPA possui diversas atribuições, entre elas promover junto com o SESMT a SIPAT, realizar inspeções de segurança, promover o interesse dos funcionários por segurança e prevenção de acidentes, discutir e sugerir medidas de prevenção conforme necessidade da empresa.

É imprescindível que as empresas incentivem sua criação e envolvam os funcionários nas ações sugeridas por ela. Ambiente seguro é aquele em que todos os trabalhadores realizam suas atividades de forma eficiente e livre de acidentes.

Para mais informações sobre o curso de CIPA entre em contato conosco e solicite mais detalhes. Nosso atendimento é feito por telefone e e-mail.

 

Como funciona a estabilidade da CIPA

Estabilidade da CIPA A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem como objetivo principal prever e diminuir risco de acidente dentro da empresa, para isso sua formação conta com membros indicados pelos próprios...

O que é CIPA e qual sua importância para a empresa

CIPA online Um ambiente de trabalho seguro depende de vários fatores, programas de prevenção, treinamentos, orientações, além de uma Comissão que seja responsável por acompanhar a...
Nossos Cursos