Habilitando Profissionais para Trabalhar em Segurança
Blog

Categorias
Nossos Cursos

O que é Equipamento de Proteção Individual - EPI?

30 / Nov - - Categoria: NR 06 EPI


o que e EPI

O Equipamento de Proteção Individual - EPI é indispensável para garantir a segurança do trabalhador na execução de suas atividades. Conforme Norma Regulamentadora 06 (NR-06) EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

O EPI pode proteger o trabalhador de quedas, choques, lesões, e até morte dependendo da gravidade do acidente. Eles devem ser distribuídos ao trabalhador antes mesmo de iniciar suas atividades, assim como treinamento que os ensine como utilizar cada equipamento.

Cada função tem suas próprias características e oferece riscos específicos, sendo assim é importante que ao mudar de empresa e/ou função o trabalhador busque conhecer o ambiente no qual vai atuar, os riscos, e os EPI's que irá usar.

Além disso, possui outras responsabilidades como guardar e conservar, comunicar ao empregador quando ocorrer alterações que impossibilite seu uso, e cumprir as orientações recebidas durante os treinamentos.

Por outro lado, quando o empregador contrata o funcionário tem por obrigação fornecer equipamento de proteção individual, exigir seu uso, orientá-lo sobre troca, substituição e forma correta de uso, responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica, comunicar ao Ministério do Trabalho qualquer irregularidade observada e registrar seu fornecimento.

É importante salientar que o uso de EPI é somente uma das formas de segurança dentro da empresa, devendo ser aliada a outras formas como EPC, sinalização, barreiras de segurança, placas, avisos sonoros, entre outros.

O EPI pode ser de fabricação nacional ou importado, porém deve possuir o Certificado de Aprovação - CA que é expedido por órgão nacional competente em segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

São exemplos de EPI:

- capacete;
- óculos de proteção;
- luvas;
- botas; etc.

É importante que empregador e empregado estejam alinhados com relação ao uso de EPI, junto com o Técnico de Segurança do Trabalho, CIPA, e demais responsáveis pela saúde e segurança no ambiente de trabalho. Quanto maior a atenção, o cuidado, menor o número de acidentes.

 

Quais os tipos de EPI e suas funções?

Principais Funcoes do EPI Quais os tipos de EPI e suas funções? A NR 6 - Norma Regulamentadora 6 considera Equipamento de Proteção Individual todo dispositivo de uso individual que tenha como objetivo proteger o trabalhador dos riscos...

Trabalho em altura usando equipamentos de segurança

Trabalho em Altura NR 35 Trabalho em altura usando equipamentos de segurança Trabalho em altura é regulamentado pela NR 35 a qual determina as condições de segurança necessárias para a realização de atividades...

O que é Equipamento de Proteção Individual - EPI?

o que e EPI O Equipamento de Proteção Individual - EPI é indispensável para garantir a segurança do trabalhador na execução de suas atividades. Conforme Norma Regulamentadora 06 (NR-06) EPI é todo...

NR 6 A importância do uso de EPIs

A importancia de utilizar EPIs   NR 6 A importância do uso de EPIs na segurança do trabalho Uma das principais preocupações ao colocar determinada empresa no mercado é que ela ofereça um ambiente seguro e livre de riscos...

EPIs protegem trabalhadores da saúde e evitam doenças

Epi Assim como em outras áreas, quem trabalha na Saúde também precisa usar EPI's conforme determina a NR 6. Eles podem evitar contaminação, acidentes e situações de risco, além de...
Nossos Cursos