Primeiros Socorros: tudo o que você precisa saber

img

De acordo com diversas pesquisas é possível constatar que grande parte dos acidentes poderiam ser evitados. No entanto, por imprudência, desatenção ou outros fatores são mais comuns do que imaginamos. Sendo assim, ter conhecimento sobre Primeiros Socorros é essencial nessas situações.

Batidas de carro, quedas, desmaios, parada cardíaca, são diversas as situações em que é preciso que alguém com o mínimo de conhecimento possa socorrer e talvez até salvar uma vida. Mas o que é importante saber acerca do primeiro atendimento? Remover a vítima? Fazer curativo? Ligar para a emergência? O que fazer quando o pânico é a primeira reação?

Continue lendo o artigo de hoje e saiba como agir diante de um acidente!

Presenciar um acidente pode acarretar medo e insegurança. Essa é uma das razões que fugir é o primeiro pensamento que vem à mente. Porém, de acordo com a lei fugir sem prestar socorro à vítima é crime. Sendo assim, ter conhecimento sobre Primeiros Socorros diminui consideravelmente esse receio.

Código Penal - OMISSÃO DE SOCORRO
Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparado ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.
Pena: Detenção de 01 ( um ) a 6 ( seis ) meses ou multa.
Parágrafo único: A pena é aumentada de metade, se a omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplica, se resulta em morte.

Antes de realizar qualquer procedimento é importante saber o que está acontecendo com a vítima. Avaliar os sinais vitais, verificar ossos quebrados, perceber se há hemorragia e se está respirando normalmente.

Prestar socorro de forma errada é tão perigoso quanto deixar a vítima à própria sorte.

O que são Primeiros Socorros?

São os procedimentos de emergência que devem ser aplicados à uma pessoa em perigo de vida, tendo como objetivo manter os sinais vitais e evitar que a situação se agrave.

Quem pode prestar os Primeiros Socorros?

Qualquer pessoa treinada pode prestar o primeiro atendimento. Ter conhecimentos básicos de Primeiros Socorros é fundamental e pode salvar vidas. Manter a calma nesse momento é primordial pois além de pensar com clareza permite obter da vítima todas as informações necessárias.

Caso as pessoas envolvidas num acidente entrem em pânico será muito mais difícil prestar socorro e seguir com o atendimento.

Como agir em caso de acidentes?

1. Manter a calma
2. Agir rapidamente
3. Afastar os curiosos
4. Transmitir à vítima confiança e segurança
5. Utilizar os conhecimentos básicos de primeiros socorros
6. Garantir que o serviço de emergência seja chamado

Qual a importância do treinamento de Primeiros Socorros?

Estar preparado para agir em situações adversas pode ser a diferença entre salvar uma vida ou causar consequências irreversíveis. O treinamento de Primeiros Socorros ensina desde checagem dos sinais vitais, respiração boca a boca, até massagem cardíaca.

Quais situações exigem Primeiros Socorros?

- choque elétrico;
- envenenamento;
- picada de animais peçonhentos;
- asfixia;
- quedas;
- queimaduras;
- sangramentos;
- fraturas;
- acidentes de trânsito;
- contaminação por produtos químicos;
- inalação de substâncias; etc.

O que deve ser evitado no atendimento à vítima?

- administrar medicamentos sem orientação médica;
- usar remédios caseiros;
- realizar diagnóstico por conta própria;
- mover bruscamente a vítima;
- demorar para chamar o SAMU.

Principais equipamentos de Primeiros Socorros

- luvas e máscaras;
- colar cervical;
- talas;
- soro fisiológico;
- termômetro;
- algodão;
- gaze;
- bandagens.

O que deve conter no kit de Primeiros Socorros?

Outro tópico importante quando o assunto é socorrer uma vítima diz respeito ao kit de Primeiros Socorros. Ele deve conter uma série de instrumentos, medicamentos, soluções, e é preciso que sejam bem acondicionados, organizados, para facilitar o uso, no caso de emergência.

Instrumentos: termômetro, tesoura, pinça, conta-gotas.
Material para curativo: algodão hidrófilo, gaze esterelizada, esparadrapo, ataduras de crepe, caixa de curativo adesivo.
Antissépticos: solução de iodo, água oxigenada, álcool, éter, água boricada.
Medicamentos: analgésicos em gotas/comprimidos, colírio neutro, sal de cozinha, soro fisiológico.

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU – 192
Corpo de Bombeiros - 193
Polícia Militar - 190
Disque-Intoxicação (ANVISA) - 0800-722-6001
Defesa Civil – 199

Prestar socorro exige, além de conhecimento técnico, observação. É importante que antes de qualquer procedimento, por mais simples, o socorrista tenha noção do que precisa ser feito.

O curso de Primeiros Socorros além de estar na grade da auto-escola também pode ser feito por trabalhadores das mais diversas áreas, além de enfermagem. Porém, só deve prestar socorro se tiver segurança e souber o que fazer.

Tem interesse nessa formação ou quer saber mais informações? Entre em contato e solicite mais detalhes!

Artigos Relacionados