Proteção respiratória: qual a importância de utilizar?

img

Os trabalhadores em geral estão sujeitos a diversas doenças ocupacionais, entre elas algumas relacionadas à respiração e que são muito prejudiciais à saúde, entre os agentes de risco podemos citar poeira, fumaça, gases químicos, etc.

Para evitar contaminação, sequelas e possíveis afastamentos, é preciso que os trabalhadores façam uso de EPI's, entre eles a proteção respiratória, a qual tem como objetivo evitar que partículas entrem pela via nasal e cause irritação, incômodo ou asfixia.

A empresa é responsável por fornecer informações e treinamento adequado aos seus funcionários, assim como disponibilizar equipamentos de proteção respiratória. Além disso é sua responsabilidade inspecionar todas as áreas da empresa e verificar quais apresentam maiores riscos, e assim propor melhorias.

O funcionário por sua vez tem obrigação de usar o protetor conforme cada atividade realizada, informar ao empregador avaria ou necessidade de troca, e também riscos que são desconhecidos pela própria empresa.

Muitas vezes o ar nos parece puro, no entanto pode conter substâncias que são invisíveis a olho nu, isso exige que o cuidado seja ainda maior. É importante saber da existência dos perigos para poder se proteger e combatê-los.

Poeiras e fumos

Pequenas partículas que permanecem suspensas no ar e podem ser inaladas facilmente. A poeira é formada quando um material sólido é quebrado, moído ou triturado. Quanto menor a partícula mais tempo ficará no ar e mais chance de ser inalada. Alguns exemplos são: minério, madeira, sílica, etc.

Os fumos por sua vez ocorrem quando um metal ou plástico é fundido, vaporizado e resfriado rapidamente, assim formando partículas muito finas que ficam suspensas no ar. Alguns exemplos são: fundição, extrusão de plásticos, soldagem, etc.

Gases e vapores

Essas substâncias possuem a mesma forma que o ar, sendo assim se misturam facilmente com ele e passam pelos pulmões, atinge a corrente sanguínea e chegam a todos os órgãos do corpo humano.

Gases são substâncias não líquidas ou sólidas nas condições normais de temperatura e pressão, tais como oxigênio, nitrogênio, gás carbônico, etc.

Vapores ocorrem através da evaporação de líquidos ou sólidos, geralmente são caracterizados pelos odores, tais como gasolina, querosene, solvente de tintas, etc.

Devido esses riscos é necessário que os funcionários recebam treinamento sobre Proteção respiratória, para que saibam como utilizar o protetor e como proceder diante de cada situação e assim minimizar os riscos de acidentes.

O Instituto Aprimorar oferece em sua grade o curso Proteção Respiratória e Auditiva, se seus funcionários ainda não possuem formação nessa área, entre em contato conosco e solicite mais informações.

Artigos Relacionados

O que é CAT, a Comunicação de Acidente de Trabalho

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é...

Ler Mais...

Quais as Consequências do Sedentarismo no Trabalho?

O sedentarismo no ambiente de trabalho é uma...

Ler Mais...

Qual a importância da SIPAT para a sua empresa

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no...

Ler Mais...

Entenda a importância de cuidar da saúde mental

A saúde mental é uma parte fundamental do nosso...

Ler Mais...

Setembro Amarelo: Doenças Mentais e Suicídio

Sei que esse tema assusta um pouco e nem todo...

Ler Mais...