Quais as diferenças entre vigia e supervisor de entrada (NR 33)

img

A NR 33 tem como principal objetivo estabelecer requisitos mínimos para a identificação de espaços confinados, assim como a avaliação, reconhecimento, monitoramento e controle de riscos existentes.

Para assim, garantir de maneira permanente a segurança e a saúde dos trabalhadores, que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

Muitas pessoas acabam confundindo a função de supervisor com a de vigia de espaço confinado. Entretanto, há algumas diferenças entre ambas as funções. O vigia, por exemplo, é o responsável pelo acompanhamento, comunicação e ordem de abandono dos trabalhadores.

A função do vigia consiste em permanecer fora do espaço confinado, ele observa o trabalho realizado para identificar riscos e acidentes. É de sua responsabilidade fazer salvamentos e ordenar que os trabalhadores abandonem o espaço em caso de riscos.

Já o supervisor de espaço confinado, tem como tarefa elaborar e assinar a permissão de entrada (PET) para assim, poder permitir que a entrada dos trabalhadores seja segura nestes espaços. O supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia, caso seja necessário.

Condições de abandono

Ao perceber algo incomum, o vigia deve obrigatoriamente avisar os trabalhadores, para que abandonem o local, sob quaisquer das seguintes condições:

A) Caso o vigia detecte alguma condição de perigo;

B) Se o vigia não conseguir ou não puder realizar efetivamente de modo seguro todos os seus deveres; ou

C) Se o vigia perceber uma situação externa ao espaço que possa apresentar perigo aos trabalhadores.

Riscos do trabalho confinado

Os espaços confinados podem trazer riscos para a vida dos trabalhadores. Veja de quais formas isso pode ocorrer:

• Incêndio ou explosão, pela presença de gases inflamáveis ou vapores;

• Afogamentos, quedas ou soterramentos;

• Infecções devido a agentes biológicos;

• Intoxicação por substâncias químicas;

• Ausência ou excesso de oxigênio;

• Choques elétricos.

É de extrema importância evitar ao máximo os acidentes no espaço confinado. A função do vigia assim como a do supervisor são primordiais para auxiliar o trabalhador nesses espaços.

Faça um comentário no post e deixe sua opinião sobre o assunto. Em caso de dúvida ou sugestão entre em contato conosco.

Artigos Relacionados