Quais os benefícios da Ergonomia no ambiente de trabalho (NR-17)

img

A Ergonomia, por meio da NR-17, tem como objetivo estudar a relação homem versus ambiente de trabalho. Promovendo saúde e segurança ao indivíduo na realização de suas atividades. Essa medida traz diversos benefícios. Quer saber mais a respeito? Acompanhe o artigo de hoje!

O ser humano é exposto diariamente a diversos riscos no ambiente de trabalho. Tais perigos podem comprometer sua saúde, afastá-lo de suas tarefas e em casos mais graves levá-lo a óbito.

Na linha de produção, por exemplo, há diversos tipos de máquinas. Os trabalhadores, por sua vez, são diferentes entre si o que exige configuração individual de cada máquina e/ou equipamento para a execução do trabalho. Se fossem todas iguais e não permitisse adequação afetaria diretamente o desempenho de cada indivíduo.

A Ergonomia prevê ainda iluminação e temperatura adequadas, nível de ruído suportável, sempre de acordo com as exigências da Norma Regulamentadora 17.

Qual a importância da Ergonomia no trabalho?

O trabalhador dedica grande parte do seu dia ao cumprimento de tarefas. Isto é, as condições de trabalho influenciam diretamente a produtividade. Pouca iluminação, umidade, baixa temperatura, ruídos são elementos que podem comprometer a rotina de trabalho tornando o ambiente desconfortável. Esse desconforto, por sua vez, pode minar seu desempenho a longo prazo.

Quais os tipos de Ergonomia?

- Ergonomia física
- Ergonomia de correção
- Ergonomia de concepção
- Ergonomia de conscientização
- Ergonomia participativa
- Ergonomia operacional
- Ergonomia cognitiva

Como prevenir lesões no ambiente de trabalho?

- Posicionar objetos de trabalho o mais próximo possível
- Verificar altura e posição de cadeira/monitor
- Alternar a postura de trabalho se possível (em pé versus sentado)
- Obedecer às regras ergonômicas ao levantar caixas pesadas
- Verificar sinalização de segurança para evitar quedas

Quais os benefícios da Ergonomia no trabalho?

- Valorização profissional
- Redução de faltas e afastamentos
- Redução de rotatividade de colaboradores
- Aumento da satisfação do colaborador
- Mais qualidade de vida dos colaboradores
- Ambiente de trabalho mais leve

Quais os benefícios da Ergonomia para o trabalhador?

- Redução de dores musculares
- Diminuição do cansaço
- Diminuição de doenças laborais
- Melhora no desempenho

Adotar Ergonomia na rotina de uma empresa resulta em benefícios que envolvem desde a saúde do colaborador até o aumento da produtividade da equipe de maneira geral, além da redução de custos com afastamentos.

Os efeitos no curto prazo são a melhora da satisfação e um ambiente mais saudável. No médio e longo prazo a produtividade tende a aumentar.

Sua empresa adota treinamentos sobre Ergonomia? Você já prestou atenção como manuseia máquinas e equipamentos? Tudo isso influencia sua saúde no ambiente de trabalho. Comente suas experiências sobre o assunto e compartilhe nas redes sociais.

Artigos Relacionados