Qual a importância da sinalização de segurança em montadoras de veículos?

img

Regulamentada pela NR 26, a sinalização de segurança é um instrumento que preserva a saúde, a integridade física e a vida de milhares de trabalhadores. Quando aplicada em montadoras de veículos, garante menor ocorrência de acidentes de trabalho, mais produtividade às equipes e redução de custos para as indústrias.

A sinalização de segurança faz parte da cultura de segurança nas empresas e assume um papel de fundamental importância no gerenciamento de riscos. Ela se aplica a todas as empresas, independentemente do porte ou ramo de atuação. Na prática, ela possibilita que as pessoas que frequentam um determinado ambiente de trabalho saibam quais são os riscos existentes no local, como preveni-los e o que fazer em casos de emergência.

Como funciona a sinalização de segurança em montadoras de veículos?

De acordo com a NR 26, devem ser adotadas cores na segurança do trabalho, a fim de:

  • Indicar e advertir acerca dos riscos existentes no local;
  • Identificar equipamentos de segurança;
  • Delimitar áreas;
  • Identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases.

A recomendação do uso de cores na segurança do trabalho pela NR 26 deve seguir o disposto na NBR 7195. Ela estabelece as cores que devem ser usadas para identificar os riscos, advertir contra eles e assim, prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Veja adiante.

Vermelha

Identifica e distingue equipamentos de proteção e combate a incêndio, bem como portas de saída de emergência. Também é utilizada em sinais de parada obrigatória e de proibição, mas não deve ser utilizada para assinalar perigo.

Laranja

Essa sim, é a cor utilizada para indicar perigo. Ela dever ser usada em partes móveis e perigosas de máquinas e equipamentos, caixas de dispositivos elétricos e em equipamentos de salvamento aquático, como coletes salva-vidas e boias. Mas, também pode ser usada para indicar a presença de ácidos no ambiente.

Amarela

Usada para indicar locais de risco, em que há a necessidade de tomar cuidado, como por exemplo, escadas portáteis, corrimãos, sacadas, equipamentos de transporte e movimentação de cargas, delimitação de áreas destinadas à armazenagem etc.

Verde

Cor que representa segurança. É usada para identificar caixas de EPIs, chuveiros de emergência, localização de macas e para delimitar áreas de vivência, como áreas para fumantes.

Azul

Representa uma obrigação, como usar um EPI ou não movimentar determinado equipamento. Na sinalização de segurança em montadoras de veículos, a cor pode indicar também canalizações de ar comprimido;

Púrpura

Cor utilizada para indicar os riscos provenientes de materiais radioativos ou máquinas e equipamentos contaminados por eles.

Branca

Geralmente utilizada em faixas, passarelas e corredores para indicar sentidos de circulação, localização de abrigos e coletores de resíduos de saúde.

Preta

Cor usada para identificar coletores de resíduos, exceto os da saúde. Também pode ser empregada para identificar combustíveis de alta viscosidade.

A importância da sinalização de segurança em montadoras de veículos

Anualmente, cerca de 30 mil acidentes em montadoras são registrados no país, segundo dados da Delegacia Regional do Trabalho. Essas ocorrências têm feito com que várias montadoras invistam em soluções eficazes para reduzir os riscos ocupacionais presentes em suas atividades produtivas. A implementação da sinalização de segurança, aliás, é uma delas.

Mais do que uma mera obrigação trabalhista, a sinalização de segurança em montadoras de veículos pode ser considerada uma medida de preservação da saúde e da vida de milhares de profissionais. Afinal, ela indica a presença de partículas e elementos químicos nocivos no ambiente de trabalho, orienta sobre o uso de EPIs e EPCs e instrui funcionários e terceiros que transitam no local sobre as medidas a serem tomadas em casos de emergência.

Mas quais são os riscos ocupacionais em montadoras de veículos? Embora trabalhadores de montadoras também estejam submetidos aos riscos ergonômicos (posição de trabalho, levantamento de peso, iluminação ineficiente), os riscos mais relevantes para a saúde e a integridade física nesses locais são:

  • Uso de máquinas e equipamentos de alto risco;
  • Presença de tintas e solventes;
  • Sistemas de jateamento;
  • Fontes de ar comprimido.

Comunicação visual

A sinalização de segurança em montadoras de veículos funciona como uma excelente forma de comunicação visual, já que sinaliza o perigo de forma simplificada, delimita áreas, facilita a evacuação do ambiente em caso de emergências e ajuda na localização de equipamentos de proteção e de combate ao incêndio.

Mas não apenas isso. A sinalização de segurança em montadoras de veículos também é uma forma democrática de acesso à informação. Por reunir vários elementos de comunicação visual, ela é mais fácil de ser compreendida por todos os funcionários, independentemente do grau de instrução deles. Além disso, é uma medida preventiva mais fácil de ser memorizada, já que as imagens ficam armazenadas no cérebro humano por mais tempo.

Mesmo que você conheça a importância da sinalização de segurança em montadoras de veículos, o ideal é contar com uma empresa especializada em saúde e segurança do trabalho para implementar a solução em sua empresa. Com a orientação de profissionais capacitados, você adequa sua montadora às normas de segurança vigentes, evita prejuízos financeiros e garante a saúde, o bem-estar e a integridade física dos seus colaboradores. Entre em contato conosco e solicite uma proposta.

Artigos Relacionados

O que é CAT, a Comunicação de Acidente de Trabalho

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é...

Ler Mais...

Quais as Consequências do Sedentarismo no Trabalho?

O sedentarismo no ambiente de trabalho é uma...

Ler Mais...

Qual a importância da SIPAT para a sua empresa

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no...

Ler Mais...

Entenda a importância de cuidar da saúde mental

A saúde mental é uma parte fundamental do nosso...

Ler Mais...

Setembro Amarelo: Doenças Mentais e Suicídio

Sei que esse tema assusta um pouco e nem todo...

Ler Mais...