Uso de EPIs: entenda como a prática pode reduzir ferimentos causados por acidentes de trabalho

img

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, de 2012 a 2020 foram notificadas 5.589.837 ocorrências de acidentes de trabalho. Desse total, 1.991.210 notificações resultaram em afastamentos, enquanto 20.467 custaram a vida dos profissionais envolvidos.

Diante desse contexto, o uso de EPIs surge como instrumento de proteção à vida. Eles protegem partes vitais do corpo do trabalhador e em casos de acidentes, reduzem consideravelmente os danos. Entenda mais sobre o assunto no artigo a seguir.

O uso de EPIs salva vidas

Mas o que é um EPI? Em princípio, a sigla significa Equipamento de Proteção Individual e como o próprio nome sugere, serve para proteger o trabalhador dos riscos ocupacionais presentes em suas atividades laborais.

O uso de EPIs é regulamentado pela NR 6, que estabelece as diretrizes sobre a aquisição e distribuição do equipamento pelas empresas, bem como a adequação deste ao risco de cada atividade. Ainda segundo a norma, “cabe ao empregado usar o EPI, responsabilizar-se pela sua guarda e conservação e comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso”.

Principais tipos de EPIs

  • Para a cabeça: capacete, capuz balaclava;
  • Proteção respiratória: máscaras e respiradores faciais;
  • Para o corpo: aventais impermeáveis ou descartáveis, calças, perneiras, coletes, macacões, capas de PVC, luvas, mangas, botas de proteção;
  • Proteção auditiva: protetores auriculares, abafadores de ruídos;
  • Para a face: óculos de proteção, máscara de solda, protetor facial;
  • EPIs para trabalhos em altura: capacete com jugular, cinto tipo paraquedista, talabartes, travas.

Como o uso de EPIs reduz os danos causados por acidentes de trabalho?

Todos os trabalhadores estão submetidos a riscos ocupacionais no dia a dia. Todavia, algumas atividades oferecem mais riscos, graças às suas complexidades e campos de atuação. Nesses casos, deve-se priorizar o uso de EPIs para mitigar os danos à saúde a à integridade física desses profissionais.

É o caso, por exemplo, do trabalho em altura, que expõe o colaborador aos riscos de quedas, de choque elétrico, de acidentes causados por condições climáticas entre outros. Trabalhadores da saúde e profissionais que lidam com agentes químicos e biológicos nocivos à saúde também merecem atenção.

É claro que além dessas atividades, existem várias outras consideradas insalubres ou perigosas e para ambas, existe a previsão legal de fornecimento e uso de EPIs adequados. Em caso de acidentes, eles aumentam consideravelmente as chances de o trabalhador sair vivo da ocorrência. Entenda como isso é possível a seguir.

Capacetes

O uso do EPI protege a cabeça do trabalhador em casos de quedas em altura e quedas de materiais. Só para ter uma ideia da sua importância, ele reduz em 69% as ocorrências de traumatismos cranioencefálicos causados por acidentes de trabalho.

Capuz balaclava

Também conhecido como touca ninja, protege a cabeça, a face e o pescoço do trabalhador contra agentes químicos e riscos de origem térmica.

Óculos de segurança

Ainda em dúvida de como o uso de EPIs pode proteger o seu bem-estar, saúde e integridade física (ou dos seus colaboradores)? Os óculos de segurança são bem versáteis e podem ser usados por trabalhadores de diferentes funções e setores de mercado. Afinal, o EPI protege os olhos contra radiações, respingos de produtos químicos e contra partículas que possam causar ferimentos e prejudicar a visão.

Botas

Já as botas de segurança comumente protegem os pés dos trabalhadores contra umidade e contra agentes químicos e biológicos derramados no chão. Mas, graças aos seus solados antiderrapantes, também reduzem o número de quedas no ambiente de trabalho e protegem os pés contra materiais perfurocortantes.

Luvas

O uso de EPIs como luvas e mangas de segurança protegem as mãos e os braços do profissional em diversas situações. Eles reduzem impactos mecânicos, térmicos e químicos.

Aventais de proteção

Por sua vez, os aventais de proteção estão presentes em indústrias, clínicas, hospitais, laboratórios e em muitos outros ambientes de trabalho.

Na área da saúde, o avental impede que respingos e aerossóis infecciosos atinjam diretamente as roupas ou o corpo do trabalhador. Em indústrias, impede que o trabalhador sofra ferimentos graves caso seja atingido por objetos cortantes e perfurantes. Mas também evita alergias, queimaduras e demais lesões na pele caso o trabalhador seja atingido por produtos químicos irritantes ou corrosivos.

Uso de EPIs de proteção respiratória

E como estamos falando de acidentes de trabalho, outro EPI com grande potencial de preservar a vida do trabalhador é o equipamento de proteção respiratória. No dia a dia, esse EPI evita que o profissional inale poeiras, névoas, vapores, gases entre outros agentes químicos nocivos à saúde.

No caso de incêndio, ele evita que o trabalhador inale poluentes químicos e monóxido de carbono até que o resgate seja feito pelos bombeiros ou equipes especializadas. E no caso de emergências químicas, impede que substâncias tóxicas penetrem no organismo do colaborador através das vias respiratórias.

Quer implementar o uso de EPIs na sua empresa, mas não sabe por onde começar? Acesse o nosso site, conheça os nossos cursos em saúde e segurança do trabalho e todas as nossas outras soluções para o seu negócio!

Artigos Relacionados

O que é CAT, a Comunicação de Acidente de Trabalho

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é...

Ler Mais...

Quais as Consequências do Sedentarismo no Trabalho?

O sedentarismo no ambiente de trabalho é uma...

Ler Mais...

Qual a importância da SIPAT para a sua empresa

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no...

Ler Mais...

Entenda a importância de cuidar da saúde mental

A saúde mental é uma parte fundamental do nosso...

Ler Mais...

Setembro Amarelo: Doenças Mentais e Suicídio

Sei que esse tema assusta um pouco e nem todo...

Ler Mais...