Abril Verde: mês da conscientização sobre a segurança no trabalho

img

O mês de abril é dedicado a uma série de ações que abordam a segurança no trabalho, por isso é tão importante para as empresas. Criar uma programação para falar sobre o Abril Verde com os colaboradores é uma prática que todos os gestores devem priorizar.

Quanto mais consciência os colaboradores têm sobre a segurança no trabalho, melhor para todos. Desta forma, sabem prevenir acidentes e agir em casos de emergências, o que também é importante. Confira melhor sobre o Abril Verde neste artigo e coloque algumas dicas em prática!

O que é o Abril Verde?

A campanha Abril Verde surgiu por estar ligada a duas datas importantes. Uma delas é o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril, e a outra o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, em 28 de abril.

Portanto, o mês escolhido já estava ligado aos temas da saúde e da segurança no trabalho. Já a cor verde, que é utilizada no símbolo e no nome da campanha, faz referência às questões da saúde do trabalho.

Além disso, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho foi regulamentado no Brasil em 2005 pela Lei nº 11.121. Embora o país esteja reduzindo de forma gradual os números negativos em acidentes de trabalho, ainda é necessário agir mais. O Abril Verde é uma das ações mais importantes nesse sentido.

Segundo um relatório do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho, o Brasil é o 2º entre todos do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho. Ao todo, foram oito óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego no período entre 2002 e 2020, cujo relatório analisou.

Esses dados reforçam a importância da campanha Abril Verde, especialmente para empresas com mais riscos de acidentes. Além disso, eles comprovam que o Brasil ainda tem muito caminho pela frente no tema da segurança do trabalho.

Como incentivar o Abril Verde?

Você pode aproveitar o Abril Verde para promover uma série de ações de conscientização e cuidado dentro da empresa. Contudo, o foco deve ser sempre os seus colaboradores, entendendo as necessidades deles e contando com a participação de todos. 

A seguir você confere algumas práticas que podem ser criadas para promover o Abril Verde na sua empresa!

Treinamentos de segurança no trabalho

O Abril Verde é um momento perfeito para atualizar os conhecimentos dos seus colaboradores. Por isso, muitas empresas oferecem treinamentos sobre os temas da segurança no trabalho, e eles podem ser realizados inclusive online.

Usar pelo menos um dia de cada semana do mês já é uma boa estratégia para apresentar bons conteúdos. Esse treinamento pode ser focado na prevenção de acidentes ou até mesmo em como agir no caso de uma situação em que se necessite de primeiros socorros.

Além de esse tipo de treinamento estar previsto na legislação para alguns tipos de empresas, também valoriza seus colaboradores. Assim, eles vão se sentir impulsionados a participarem.

Campanha interna

Além dos treinamentos, o Abril Verde também pode motivar uma campanha interna com tema específico. Se você observou que os colaboradores têm ignorado uma determinada prática de segurança, que tal falar sobre isso na campanha?

Outro ponto importante é trazer assuntos novos que ainda não foram tratados ou que representem maiores problemas para a empresa. Você também pode aproveitar para explicar sobre como a campanha é importante, pois nem todos a conhecem muito bem.

Saúde e bem-estar

Entre os temas do Abril Verde, a saúde e bem-estar estão em primeiro lugar. Isso significa que você pode incentivar seus colaboradores a viverem melhor, pois isso também se reflete na cultura de prevenção de acidentes da empresa.

Uma ação importante que a empresa pode promover é um dia de medição de pressão arterial, por exemplo. Além disso, pode levar profissionais especializados para falar sobre nutrição, saúde mental entre outros assuntos que estão em alta.

Integração e debates

Entre as ações que você pode estimular, também está a conversa e integração entre todos da empresa. Desta forma, poderão expor as suas dúvidas, explicar onde se sentem mais em risco ou qualquer outro fator que não tenha sido observado ainda.

Ninguém melhor do que as próprias pessoas para evidenciar possíveis riscos de acidentes no ambiente de trabalho, não é verdade? Apesar de ter isso identificado com frequência, muitos fatores mudam no dia a dia. Portanto, ouça o que todos têm para falar!

Esse momento também pode ser interessante para explicar as responsabilidades de cada um para prevenir acidentes, por exemplo. Há locais e equipamentos da empresa que não podem ser acessados e manuseados por todos, o que precisa ser bem explicado.

Independentemente de como aproveitar o Abril Verde, tenha o foco na prevenção de acidentes que podem custar caro para a empresa e mostre que você valoriza seus colaboradores! 

Acesse o nosso site e conheça nossas soluções em saúde e segurança do trabalho para a sua campanha. Oferecemos treinamentos online, palestras e debates sobre diversos temas. Confira!

Artigos Relacionados