Direção Defensiva: qual a importância do treinamento para caminhoneiros

img

Uma das principais formas de prevenir acidentes no trânsito é praticando a direção defensiva. E para quem possui transportadora ou é caminhoneiro e trabalha por conta própria, o tema se torna ainda mais relevante. Por se tratar de uma profissão que lida diariamente com os riscos de acidentes de trânsito, é importante entender que essa forma de dirigir é também uma forma de preservar vidas.

Trocando em miúdos, a direção defensiva é uma maneira de ter consciência dos riscos no volante e minimizá-los. Se você é caminhoneiro ou trabalha com frotas de caminhões, certamente sabe que a prevenção está ligada diretamente a maior eficiência e lucratividade.

O que é a direção defensiva?

Podemos explicar a direção defensiva como uma combinação de práticas que ajudam a evitar acidentes ao dirigir um veículo. Graças a ela, você consegue ter uma noção antecipada do que pode acontecer e adotar algumas medidas que já previnem os problemas no trânsito, seja por culpa sua, de outro motorista ou de pedestres.

O assunto é tão importante que é lei no país. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desde 2005 é obrigatório ter o conteúdo da direção defensiva na formação dos condutores. Por isso, esse é um dos tópicos abordados em autoescolas.

Além disso, quem trabalha com frota de veículos automotores também precisa oferecer o treinamento para caminhoneiros sobre o tema. Essa determinação está no artigo 150 do CTB e são instituídos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Ainda de acordo com o Manual do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a direção defensiva é a melhor forma de conduzir um veículo. Ela também pode ser preventiva (prevendo riscos) ou corretiva (agindo com rapidez na hora do perigo).

Práticas da direção defensiva

Não é difícil colocar a direção defensiva em prática. Na verdade, algumas medidas bem simples na hora de dirigir já permitem diminuir os riscos:

● Revisar o veículo antes de viajar;
● Ultrapassar somente pela esquerda e com a sinalização do pisca;
● Manter distância de 4 metros do veículo da frente;
● Reduzir a velocidade ao dirigir com chuva;
● Manter os faróis baixos durante a noite;
● Usar cinto de segurança e exigir o uso dos demais passageiros;
● Não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas;
● Usar os faróis baixos em dias de neblina.

Por que o treinamento para caminhoneiros é tão importante?

O treinamento dos caminhoneiros para a direção defensiva é uma exigência legal, conforme você leu acima. No entanto, isso se trata de muito mais do que apenas obedecer a uma lei. A seguir você entenderá melhor as vantagens de ter atenção a esse cuidado na sua frota!

Valorização dos caminhoneiros

Se você tem uma transportadora, saiba que mostrar a preocupação com o bem-estar e segurança dos seus caminhoneiros é uma forma de valorizá-los. Lembre-se de que você também depende do trabalho deles e de que a rotina na estrada pode ser estressante.

Motivar através do treinamento para caminhoneiros é uma forma de salientar que você está ao lado deles. Dessa forma, ele também irá se sentir impulsionado para realmente praticar a direção defensiva e se esforçar nos cursos.

Prevenção de prejuízos

Cada acidente que acontece com a frota é um prejuízo a mais para você. Mesmo quando ninguém se machucou no acidente, a carga pode ser perdida, o que não é o ideal.

Portanto, investir no treinamento para caminhoneiros sobre a direção defensiva é uma forma de pensar também na melhora dos seus serviços. Dessa forma, o seu cliente que confiou a carga a você saberá que ela tem mais chances de chegar intacta ao destino.

Redução de custos

Ao prevenir acidentes com a direção defensiva, você também diminui os custos com a própria manutenção da frota. Um caminhão que está sempre se envolvendo em pequenos acidentes certamente terá mais custos, não é verdade?

Por isso, além do tópico que você leu acima sobre a entrega da carga, há também o cuidado com o veículo. Você perceberá que boas práticas no trânsito estão diretamente ligadas à preservação do seu patrimônio, que no caso pode ser a própria frota.

Evita multas

Não se pode deixar de citar que a ausência do treinamento para caminhoneiros pode trazer problemas legais à empresa. Caso o profissional esteja irregular nesse sentido, sem o treinamento atualizado, a sua empresa é quem responderá.

Sendo assim, confira sempre a regulamentação, saiba quando o treinamento da direção defensiva deve ser realizado e de que forma. De certa forma, isso também é uma maneira de reduzir custos, já que as multas podem ser caras.

Portanto, o treinamento para motoristas sobre direção defensiva é uma forma de preservar vidas e manter a sua empresa eficiente. Confira se todos os seus caminhoneiros estão atualizados e valorize o trabalho deles com os nossos treinamentos profissionais!

Artigos Relacionados

O que é CAT, a Comunicação de Acidente de Trabalho

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é...

Ler Mais...

Quais as Consequências do Sedentarismo no Trabalho?

O sedentarismo no ambiente de trabalho é uma...

Ler Mais...

Qual a importância da SIPAT para a sua empresa

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no...

Ler Mais...

Entenda a importância de cuidar da saúde mental

A saúde mental é uma parte fundamental do nosso...

Ler Mais...

Setembro Amarelo: Doenças Mentais e Suicídio

Sei que esse tema assusta um pouco e nem todo...

Ler Mais...