PTA Cuidados para reduzir os riscos de acidentes

img

Para a realização de trabalho em altura diversas empresas fazem uso de PTA - Plataforma de Trabalho Aéreo. Essas plataformas possibilitam alcançar lugares que não seria possível sem auxílio. Como qualquer trabalho em altura são necessários cuidados.

De acordo com as normas estabelecidas pelo MTE para trabalhar com esses equipamentos é indispensável possuir conhecimento técnico e treinamento na área. É muito grande o risco de acidentes por isso o profissional deve ser capacitado, ter conhecimento sobre o funcionamento da plataforma e como agir em caso de acidente.

Outro detalhe importante está relacionado com a verificação do local antes do início da obra. É necessário que o supervisor ou outro profissional designado pela empresa verifique se a plataforam está em perfeitas condições e não causará lesões ou acidentes durante o período de trabalho.

Cuidados para reduzir os riscos de acidente


* De acordo com a NR 18 a operação das plataformas deve ser feita por pessoa qualificada para aquele tipo específico de equipamento. Se o trabalhador for destinado a outro setor e/ou equipamente deverá ter outro treinamento;

* Escolher a PTA com cuidado, prestando atenção na altura e distância alcançadas;

* Os operadores devem receber treinamento antes de começar a trabalhar;

* O chão pode onde a plataforma irá se deslocar deve estar livre de materiais ou quaisquer outros objetos que atrapalhem a locomoção;

* O local deve estar bem iluminado;

* Deve-se evitar distrações como conversas, celulares, música, etc.;

* Deve-se manter a velocidade indicada para cada plataforma;

* Sempre que houver anomalias solicitar concerto;

* Usar todos os EPI's necessários (botina, colete, protetor auricular, etc.);

* Participar de treinamentos e procedimentos de resgate.


Trabalho em altura é uma das atividades que faz mais vítimas no Brasil. As causas são diversas, falta de atenção, descuido, pouca experiência, falta de preparo, e muitas outras.

Essa é uma área que exige muito do trabalhador, ele deve buscar capacitação, reciclagem, e se possível buscar conhecer todos os tipos de plataformas existentes na empresa em que irá trabalhar. Assim poderá prosseguir com suas atividades com mais confiança.

Artigos Relacionados