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Faltar ao trabalho pode ocorrer por vários motivos. Doença, atraso, problemas pessoais, é imensa a lista de razões que impedem o trabalhador de cumprir suas tarefas. No entanto, há faltas justificadas e não-justificadas. Este segundo influencia negativamente o clima organizacional da empresa.
Quando um funcionário começa a faltar seguidamente, sem apresentar qualquer motivo ou razão para isso, é o momento que acende a luz de atenção no qual o gestor deverá fazer algumas perguntas e chegar à raiz do problema.
As causas podem ser as mais diversas, todas igualmente devem ser analisadas e assim tentar melhorar o bem-estar não só do indivíduo como dos demais colegas de trabalho.
O período em que o colaborador se ausenta do trabalho, seja por atrasos ou faltas. Muitas vezes sem justificativa.
• Falta de investimento nos funcionários;
• Falta de infraestrutura (poucos equipamentos e/ou sucateados);
• Definir metas inatingíveis;
• Ausência de feedback;
• Clima organizacional não-favorável à comunicação;
• Gerência controladora sem espaço para ideias.
• Perda de foco e motivação;
• Diminuição da produtividade;
• Prejuízo nos resultados;
• Sobrecarga de outros funcionários;
• Maior rotatividade de pessoal;
• Má qualidade no atendimento;
• Aumento do número de acidentes;
• Acúmulo de tarefas.
• Manter um diálogo aberto;
• Acompanhar as faltas de perto;
• Adotar medidas de bem-estar coletivo;
• Incentivar o envolvimento da equipe;
• Oferecer feedback constante;
• Construir um relacionamento de confiança.
• Doenças e problemas de saúde;
• Problemas pessoais e imprevistos;
• Falta de motivação e engajamento;
• Estrutura deficiente ou inadequada;
• Estresse, bullying, e depressão;
• Baixa expectativa quanto ao desenvolvimento profissional.
A ergonomia é a ciência que analisa as condições de trabalho e adaptação do indivíduo ao meio em que realiza suas tarefas. Ou seja, quanto mais favoráveis as condições, melhor será o desempenho do funcionário. Caso contrário, seu desempenho tende a diminuir.
Adotar medidas práticas que elevem o nível de saúde, conforto e bem-estar melhora consideravelmente os índices de satisfação. É importante salientar que os resultados são percebidos a médio/longo prazo. No entanto, mudanças mais básicas podem gerar contentamento num curto prazo.
O primeiro passo para reverter o absenteísmo é conhecer sua empresa. Buscar entender o que tem levado os trabalhadores a faltarem com frequência. Seja por meio de palestras, diálogo, pesquisa escrita, caixa de sugestões, etc. A organização precisa iniciar de alguma forma.
É importante lembrar que mudanças exigem tempo e esforço. Da empresa por tentar descobrir quais as razões, e do empregado ao cooperar fornecendo as informações necessárias. É um trabalho em conjunto.
Na empresa em que você trabalha seus colegas faltam com frequência? Quais as medidas usadas pelo empregador? Há bonificação por assiduidade ou outro tipo de incentivo? Deixe seu comentário ao terminar de ler.
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